Categorias
Busca no Portal

RELATÓRIO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE SEMINÁRIO/AUDIÊNCIA PÚBLICA NO CONGRESSO NACIONAL – COMISSÃO DE TURISMO E DESPORTO/CAMARA DOS DEPUTADOS.

PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA EM 15/9/2011 às 9h – R E A L I Z A D A ! Tema:
“Discutir a Ginástica Laboral como elemento da Educação Física e sua relevância para a Qualidade de Vida do Trabalhador. “Atendendo ao Requerimento nº 109/2011 – do Senhor Andre Figueiredo e outros.

ABAIXO O FORMATO COM QUE FOI DIVULGADO O EVENTO NO DF E EM REDE NACIONAL PELA INTERNET VIA MALAS DIRETAS E SITIOS ELETRÔNICOS:

AUDIÊNCIA PÚBLICA/MINI-SEMINÁRIO Ginástica Laboral, um elemento da Educação Física e sua relevância para a Qualidade de Vida do Trabalhador.

Dia 15 de setembro de 2011 – QUINTA FEIRA. De 08h30 as 12h30.

Um Requerimento dos Deputados André Figueiredo PDT/CE, Otavio Leite PSDB/RJ, João Arruda PMDB/PR, Flavia Morais PDT/GO e Romário PSB/RJ demandado pela FRENTE PARLAMENTAR DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Apoio do Sistema CONFEF/CREFs através do Conselho Federal de Educação Física e Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, Distrito Federal – CREF 7/DF.

CRONOGRAMA DO EVENTO:

08H30 – O Presidente da CTD – Deputado Jonas Donizete, abre a Audiência Pública, lê o resumo do requerimento e Compõe a mesa de abertura;

• 09h30 – A Coordenação da mesa é passada ao Deputado Carlaile Pedrosa do PSDB/MG – ele convida, De Minas Gerais = Membro da Diretoria e Conselheiro Fiscal da ABGL – Associação Brasileira de Ginástica Laboral – Mestre em Lazer pela Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Treinamento Esportivo – Escola de Educação Física – Universidade Federal de Minas Gerais, o Ilustríssimo Dr. Marcos Maciel. Que versará sobre o tema: “As evidências científicas dos resultados dos Programas de G. L. em respaldo ao legislador.”

• 10h00 – A Coordenação da Mesa é passada ao Deputado Izalci Lucas do PR/DF – ele convida, Do Rio Grande do Sul = A Vice Presidente da ABGL – Associação Brasileira de Ginástica Laboral – Pós-Graduada em Medicina e Ciências do Esporte /UFRGS. Pós-Graduada em Ergonomia/ UGF-RJ, a Ilustríssima Dra. Claudia Lucchese. Que versará sobre o tema: “Estratégias para o crescimento sustentável das empresas através da G.L. em favor do trabalhador.”

• 10h30 – A coordenação da Mesa é passada ao Deputado Otavio Leite do PSDB/RJ – ele convida, Do Rio de Janeiro = Membro da Diretoria e Conselheira Fiscal da ABGL – Associação Brasileira de Ginástica Laboral – Mestre em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Especialização em Aprofundamento em Educação Física e Cultura, a Ilustríssima Dra. Lilian Pereira de Carvalho. Que versará sobre o tema:“Ginástica Laboral e a competência exclusiva do Profissional de Educação Física!” Destaca ainda que a Dra. Liliam Carvalho Também é Conselheira do CREF 1/RJ.

• 11h00 – A Coordenação da Mesa é passada a Deputada Flavia Morais do PDT/GO – ela convida, De São Paulo = A Presidente da ABGL – Associação Brasileira de Ginástica Laboral – Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Fisiologia e Ginástica Corretiva Postural, a Ilustríssima Dra. Valquíria Aparecida de Lima – Que versará sobre o tema = “Ginástica Laboral, um elemento da Educação Física e sua relevância na Qualidade de Vida do Trabalhador Brasileiro.”

• 11h30 – A Coordenação da Mesa é passada ao Deputado João Arruda do PMDB/PR – ele convida, o Vice-Presidente do CONFEF, Dr, João Batista Andreotti Gomes Tojal – Fundador da Faculdade de Educação Física da UNICAMP – Que versará sobre o tema = “Epistemologia dos temas envolvidos na Ginástica Laboral.”

• 12h – O Presidente da CTD – Deputado Jonas Donizete do PSB/SP encerra o evento.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Profissional de Educação Física, Lúcio Rogério – CREF n° 000001-G/DF.

Todos os convidados para a mesa compareceram e foram ouvidos por um público de mais de 40 pessoas, na lista de presença temos 40 pessoas anotadas que receberam CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO oferecido pelo CREF 7 em nome do Sistema CONFEF/CREFs, com a assinatura do Presidente da CTD, Deputado Jonas Donizete e do Presidente do CREF 7 – José Ricardo Carneiro Dias Gabriel.

O Deputado Jonas Donizette, fez a abertura do evento, compondo a mesa com todos os convidados e, após fala de apoio e parabenização, aos Deputados André Figueiredo, Otavio Leite e outros autores, explicou sua necessidade de saída antes, porém frisando que as informações dadas seriam de suma importância para a CTD e seus membros. Então passou a Coordenação dos Trabalhos ao Deputado Otavio Leite.

Por conta do prévio aviso de ausência pelos Deputados André Figueiredo, Joâo Arruda, Carlaile Pedrosa e Romário, esse Coordenador promoveu algumas mudanças no CRONOGRAMA inicialmente divulgado – para melhor andamento do evento.

O Deputado Otavio Leite desfez a mesa e convidou a Dra. Lilian Pereira de Carvalho – Membro da Diretoria e Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL) no Rio de Janeiro; para sua, muito bem construída, fala – em seguida fez seu comentário sobre o tema e elogiou os parceiros do Sistema CONFEF/CREFs, destacou que a convidada era também Conselheira do CREF 1/RJ, agradeceu a presença de algumas autoridades lendo seus nomes e deu prosseguimento.

Passada a Coordenação da Mesa a Deputada Flavia Morais, essa agradeceu a presença das autoridades – Conselheiros dos CREFs 07 e 14, Professores da UnB e da Católica do Distrito Federal, os próprios palestrantes dentre outros. Fez comentários sobre o tema, falando da importância do “Professor de Educação Física” não só na escola, citou o trabalho levado a efeito pelo Presidente da Frente Parlamentar André Figueiredo – justificando a ausência do mesmo pela agenda previamente marcada no estado de origem e Convidou então a Dra. Claudia Lucchese – Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL) no Rio Grande do Sul; que também fez brilhante fala. Nesse momento fomos visitados pelo Deputado Edinho Bez, que pediu fala e declarou apoio a Educação Física, explicou que saíria para compromissos no plenário, mas que voltaria ao evento.

A Coordenação da mesa convidou o Dr. Marcos Maciel – Membro da Diretoria e Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL) em Minas Gerais, mais um a conduzir competente fala e por último convidou a Dra. Valquíria Aparecida de Lima – Presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL). A Deputada Flavia Morais brindou o público com alguns comentários pertinentes e elogios a Frente e ao Sistema CONFEF/CREFs e então, por compromisso no Palácio do Planalto com a Presidente Dilma, passou a Coordenação ao Deputado Izalci Lucas, que após a conclusão da fala da Dra Valquíria, a citação das autoridades que chegaram a posterior – ratificando as do DF, seu estado de origem, convidou o Dr. João Batista Andreotti Gomes Tojal – Vice-Presidente do Conselho Federal de Educação Física, para a fala final dos convidados. Destaco que – especialmente, (além de cada uma das outras) – a fala do Conselheiro Tojal trouxe informações que certamente poderão ser usadas na construção da defesa da Educação Física como a única Profissão a poder trabalhar com Ginástica Laboral.

O Deputado José Rocha, que iria assumir a Coordenação da mesa para que o Deputado Izalci voltasse ao plenário para compromissos de liderança do partido, ao chegar informou que as atividades no plenário já haviam sido encerradas e pediu indicou ao Dep. Izalci que ele continuasse a excelente condução dos trabalhos até ali. Ocorreu ainda, uma fala extra de um membro da ABGL – que solicitou a minha pessoa a possibilidade de falar, e como percebi que a fala dela seria pertinente e positiva aos nossos propósitos – sendo ela Profissional de Educação Física e autora de livros sobre Ginástica Laboral – autorizei que a mesma compusesse a mesa e fizesse uma pequena fala no tema. Tratava-se da Dra. Eliane Polito – Diretora Administrativa da ABGL.

Após aguardar a conclusão das falas, do Conselheiro Tojal e da Sra. Eliane, e a composição da mesa com todos os convidados para o encerramento, o Deputado José Rocha pediu a palavra e, construiu fala com muitos elogios ao Sistema a Frente e a Profissão, declarando total apoio as nossas causas. Em seguida, retornou ao evento o Deputado Edinho Bez, que também pediu a palavra e reforçou os elogios feitos pelo colega e por ele mesmo antes.

O Deputado Izalci, após suas considerações finais com elogios ao Sitema CONFEF/CREFs pediu licença para se retirar passou a Coordenação do trabalhos ao Deputado Edinho Bez – esse conduziu a palavra a Audiência e após três ou quatro falas e perguntas – devidamente respondidas, fez o encerramento.

É o relatório,

Lúcio Rogério – Coordenador Pedagógico do Evento.

CONSELHEIRO FEDERAL DO CONFEF.

SECRETÁRIO EXECUTIVO DA FAFDH.


Os comentários estão encerrados.