Categorias
Busca no Portal

Projetos de valorização da atividade física são destaques da reunião da Frente Parlamentar

Texto de Marcia Marinho – Assessoria de Imprensa Deputado Afonso Hamm.

Projetos de valorização da atividade física são destaques da reunião da Frente Parlamentar

Os integrantes da Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano estiveram reunidos na quarta-feira, dia 23 de maio, em Brasília, para tratar de importantes assuntos e projetos para este segmento e retomar as atividades da Frente. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto e integra a diretoria da frente participou do encontro. Uma das novidades que será apresentada neste ano pelos componentes da Frente é o Projeto de Lei que institui a Semana Olímpica nas Escolas Brasileiras.

A sugestão do projeto, que terá autoria conjunta dos parlamentares que defendem o assunto, é desenvolver o Programa de Educação Olímpica nas Escolas, envolvendo todas as disciplinas e culminando com uma semana que envolva o dia 23 de junho, dia reconhecido mundialmente como do esporte olímpico. O secretário executivo da frente, Lúcio Rogério disse que a proposta é associar o esporte com a cultura, educação, inclusão social e promoção da saúde e o meio ambiente.

Valorização

O deputado Afonso Hamm sugeriu que a Semana Olímpica nas Escolas Brasileiras tenha maior dimensão com mais publicidade, envolvimento de outros órgãos como o Ministério do Esporte e o Ministério da Saúde. Hamm também propõe que o lançamento desta Semana ocorra em Brasília com a participação dos deputados realizando algum exercício físico, como por exemplo, uma caminhada para assinalar a importância da atividade física para o ser humano, bem como, a necessidade de desenvolvê-la com mais qualidade nas escolas. Ainda opinou sobre a relevância de valorizar os profissionais de educação física que são à base do conhecimento desta atividade.

Na oportunidade, o presidente da Frente, André Figueiredo transmitiu o cargo ao deputado João Arruda. Figueiredo seguirá como presidente de honra. O ex-presidente e o atual apontaram sobre a necessidade de estabelecer uma agenda positiva para este setor. Eles ressaltaram que é essencial aproveitar a visibilidade que os Jogos Olímpicos, Paraolímpicos e a Copa do Mundo darão ao Brasil inserindo o esporte e a atividade física. Outro reforço que deve ser estabelecido na atuação da Frente é estimular, em todo o país, a prática de exercícios físicos orientados por profissionais habilitados e qualificados.

A reunião também contou com a presença do presidente do CONFEF – Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, que mencionou sobre as “Expectativas da Educação Física com os deputados parceiros”. Também apresentou a revista do Sistema CONFEF/CREFs – Espaço Periódico para divulgar as ações da Frente Parlamentar e seus membros.

Além dos deputados, o encontro também contou com a presença do presidente do CREF do Paraná, Antonio Branco e presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Distrito Federal, Lazaro Barros.

Os comentários estão encerrados.